Páginas

O projeto


INTRODUÇÃO

Um fato que vem ocorrendo com freqüência ultimamente é que algumas escolas, mesmo que poucas, estão deixando a forma tradicional de ensino de lado e dando início ao uso das novas tecnologias como auxílio.
Os professores têm encontrado na internet e nas redes sociais um novo modo de interagir com os alunos, de prender sua atenção.
O seguinte trabalho visa mostrar propostas de ensino utilizando essas tecnologias e buscar respostas para perguntas como: Como a internet e as redes sociais podem me ajudar a repassar minha matéria para meus alunos? Será que esse sistema online será eficaz ou prejudicará o ensino? Quais os resultados dessa atividade inovadora?
O foco do trabalho estará no ensino de literatura portuguesa, sobretudo no ensino do movimento literário Romantismo.

OBJETIVOS

·       Criar propostas para a disseminação do ensino literário , com foco no Romantismo, baseado nas investigações feitas;
·         Apresentar ferramentas para o auxílio do professor no ensino de sua disciplina;
·         Buscar resultados baseados em atividades já feitas por docentes.

JUSTIFICATIVAS

Como futuros docentes, preocupamos-nos com o futuro de nossos jovens e em seu interesse pelo ensino. Literatura já não é uma disciplina tão adorada pelos discentes, e em uma sala de aula no qual o professor não consegue interagir com o aluno a matéria se torna mais cansativa ainda.
A busca pelo uso das novas tecnologias como auxílio no ensino visa ajudar a melhorar a relação professor-aluno e a despertar o interesse no jovem pela aula dada. As redes sociais, vídeos, a internet em geral são ferramentas que chamam a atenção de jovens e adolescentes atualmente e utilizá-las para próprio benefício é bem melhor que criticar seu uso.
 O professor tem de aprender que ele não pode mudar o aluno e/ou obrigá-lo a gostar de sua matéria, mas pode conseguir sua atenção e usar as novas tecnologias em seu auxílio. Assim a aula se torna mais interessante e quem sabe, mais divertida.

Um comentário:

  1. Aaaee pessoal, o blog ficou show! Agora vamos levar em frente nosso projeto e postar mais propostas de ensino ligadas ao Romantismo!

    ResponderExcluir