Segue agora alguns títulos que podem auxiliar e muito no processo de ensino em sala de aula!
A dam

Gênero: drama - Duração: 109 minutos - Elenco: Greta Garbo, Robert Taylor Sinopse: Contra todas as convenções, o jovem e rico Armand Duval se apaixona pela cortesã Marguerite Gautier. Mas a sombra de uma doença impede que os dois vivam plenamente seu amor. Adaptação do romance de Alexandre Dumas.
A Moreninha – 1965 - Joaquim M. de Macedo

Gênero: drama - Ano: 1970 - Duração: 70 minutos Elenco: Sonia Braga, David Cardoso, Carlos Alberto Ricceli. Toda a história se passa na paradisíaca Ilha de Paquetá centrada em Carolina (Sonia Braga) e Augusto (David Cardoso). Amigos da família reúnem-se para um sarau na casa de Carolina. Lá, ele vai reencontrar aquele amor dos tempos de criança, com quem trocou juras de amor e um camafeu, peça fundamental para que eles se reconheça.
As pupilas do senhor reitor – 1935 - Julio Diniz

Elenco: Joaquim Almada (Reitor), Maria Matos (Senhora Joana), António Silva (João da Esquina), Leonor d’Eça (Margarida). Procurando destacar o tom romântico, o ruralismo das situações e ambientes pitorescos, faz-se reviver o espírito e personagens de 1863: os amores característicos de Margarida e Clara, a distinta moral de Pedro e Daniel, a bonomia de João Semana, enfim os dissídios, sensatez, ternura, rituais e envolvimento paisagístico do Minho.
Becomig Jane (Amor e Inocência) - 2007 - Jane Austen
Castro Alves, Retrato falado do poeta – 1989 - Castro Alves

Gênero: drama - Ano: 1999 - Duração: 75 minutos
Elenco: Bruno Garcia, Dira Paes - Castro Alves, Retrato Falado do Poeta é uma ficção de 70 minutos com situações de documentário, protagonizada por Bruno Garcia. O filme recupera a atuação do escritor nas lutas pela proclamação da república e a abolição da escravatura, além de mostrar seu lado apaixonado e até mulherengo. O personagem-título viaja pelo Brasil com suas poesias e seus ideais, passando pela Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessa viagem, o espectador também embarca.
Dom Quixote - 1996 - Miguel de Cervantes

Aclamado pelos críticos como um dos maiores cineastas de todos os tempos, Orson Welles era obcecado pelo romance Don Quixote, de Miguel de Cervantes, mas nunca conseguiu terminar o seu filme. Após mais de dez anos de conturbadas filmagens, seu projeto permaneceu inacabado. Aqui os personagens de Don Quixote e Sancho viajam pela Espanha de 1960, revelando as pessoas e seus costumes, destacando a clausura e corridas de touros que tanto apaixonava Orson Welles, sem deixar de lado tradição populares como festas de mouros e cristãos, ou procissões religiosas. A excepcional interpretação de Reiguera e Tamiroff, assim como a aparição do próprio Orson Welles em algumas cenas, tornam este filme imprescindível.
Fausto – 1926 – Goethe
Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.

Histórias extraordinárias de Edgar Alan Poe – 1969 - Edgar Alan Poe

Três histórias, baseadas nos contos de terror de Edgar Allan Poe: "Metzengerstein" (Roger Vadim) é sobre uma mulher de família nobre que se apaixona pelo primo, mas não consegue tê-lo; "William Wilson" (Louis Malle) é sobre um homem que, durante toda vida, foi atormentado pelo seu duplo; "Toby Dammit" (Federico Fellini) é sobre um ator inglês que está constantemente atormentado pelos fãs, repórteres e pelo demônio.
Inocência – 1983 - Visconde de Taunay

Gênero: drama
Ano: 1983
Duração: 115 minutos
Elenco: Edson Celulari, Fernanda Torres, Sebastião Vasconcelos.
Em fins do século XIX, no Brasil colonizado e rural, explode de forma velada, porém trágica, uma grande história de amor.
Iracema, a construção da heroína indígena - 2006 - Iracema, José de Alencar

Iracema – 1976 - José de Alencar

Ano: 1976
Duração: 106 minutos
Elenco: Helena Ramos, Tony Correia.
O amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e de cabelos tão escuros como a asa da graúna. A relação do casal serviria de alegoria para a formação da nação brasileira. A índia Iracema representaria a natureza virgem e a inocência enquanto o colonizador Martim (referência explicita ao deus grego da guerra, Marte) representa a cultura (européia). Da junção dos dois surgirá a nação brasileira representada alegoricamente, então, pelo filho do casal, Moacir ("filho do sofrimento").
Lucíola, o anjo pecador – 1975 - José de Alencar

O conde de Monte Cristo – 2002 - Alexandre Dumas

O Guarani – 1996 - José de Alencar

Gênero: drama
Ano: 1996
Duração: 91 minutos
Elenco: Márcio Garcia, Tatiana Issa, Herson Capri, Glória Pires.
Adapatação do romance de José de Alencar que conta a história de amor entre o índio Peri e Ceci, filha do colonizador português Don Antônio de Mariz. Grande fiasco na cinematografia nacional e que desencadeou uma grande polêmica com a diretora Bengell, quando tiveram início investigações quanto às prestações de contas da produção.
O morro dos ventos uivantes – 2005

Gênero: drama
Ano: 1992
Duração: 102 minutos
Elenco: Juliette Binoche, Ralph Fiennes
No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, surge com o tempo uma violenta paixão entre Catherine Earnshaw (Juliette Binoche) e o cigano Heathcliff (Ralph Fiennes), seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados pela morte do pai de Catherine e a crueldade de como Hindley Earnshaw (Jeremy Northam), seu irmão, trata Heathcliff. Quando Heathcliff fica sabendo que ela vai casar com Edgar Linton (Simon Sheperd), um homem rico e gentil, Heathcliff foge para fazer fortuna, ignorando o fato de que Catherine o ama, e não o futuro marido. Dois anos depois, Heathchliff retorna para vingar-se de Hindley e Edgar e do abandono que Catherine lhe infligiu.
O seminarista – 1976 – Bernardo Guimarães

Ano: 1976
Duração: 73 minutos
Elenco: Eduardo Machado, Louise Cardoso, Raul Cortez.
O Seminarista, considerado a obra principal de Bernardo Guimarães, é um típico Romance de tese. Através da história de um amor contrariado entre Margarida e Eugênio o autor discute o equívoco do Celibato clerical e o autoritarismo familiar que não permite ao jovem escolher seu próprio caminho na vida.
Oliver Twist – 1948/2005 - Charles Dickens

Orgulho e preconceito – 2005 - Jane Austen

Os miseráveis – 1998 - Vitor Hugo

Ano: 1998
Duração: 131 minutos
Elenco: Liam Neeson, Geoffrey Rush
Após ser condenado à prisão após ter roubado um pão, um homem escapa e passa a ser perseguido por um ambicioso policial que fará de tudo para prendê-lo novamente.
Razão e sensibilidade – 1995 - Jane Austen

Ano: 1995
Duração: 135 minutos
Elenco: James Fleet, Tom Wilkinson, Kate Winslet.
Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã é prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade à flor da pele.
Robinson Crusoé – 2003 - Daniel Defoe

Senhora – 1976 - José de Alencar

Ano: 1976
Duração: 100 minutos
Elenco: Elaine Cristina (Aurélia), Paulo Figueiredo (Fernando), Chico Martins (Lemos), Flávio Galvão (Eduardo), Etty Fraser (Firmina)
Sinopse:Após perder pai, mãe, irmão, Aurélia herda inesperadamente a fortuna do avó paterno, que nunca a reconhecera como neta. Torna-se, então, a mulher mais rica e cobiçada da corte. Poderia escolher qualquer marido, mas prefere casar-se com Fernando, desejando vingar-se dele.
José Vilson
Adorei a lista. Esses livros não são difíceis de encontrar?
ResponderExcluirParabens!!
ResponderExcluirOs filmes dão sugestões da cultura de uma determinada e a reprodução dos personagens e da história nos dão o senso de crítica sobre a obra e a adaptação ao cinema.