Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Ultra-Romantismo do poema `` O Corvo´´ e a sua influência no cinema

                                         ``De repente, eu ouvi um barulho
                                         Como se alguém arranhasse a minha porta``
 
O Corvo                                                                                    
Edgar Allan Poe                                                          

( Tradução de Fernando Pessoa)                                           

Numa meia-noite agreste, quando eu lia, lento e triste
Vagos, curiosos tomos de ciências ancestrais,
 E já quase adormecia, ouvi o que parecia
 O som de alguém que batia levemente a meus umbrais.
  "Uma visita", eu me disse, "está batendo a meus umbrais.
 É só isto, e nada mais."  (...)
Ah, que bem disso me lembro! Era no frio dezembro,
E o fogo, morrendo negro, urdia sombras desiguais.
Como eu qu'ria a madrugada, toda a noite aos livros dada
P'ra esquecer (em vão!) a amada, hoje entre hostes celestiais -
Essa cujo nome sabem as hostes celestiais,
Mas sem nome aqui jamais! (...)

                             
 Abri então a vidraça, e eis que, com muita negaça,
Entrou grave e nobre um corvo dos bons tempos ancestrais.
Não fez nenhum cumprimento, não parou nem um momento,
Mas com ar solene e lento pousou sobre os meus umbrais,
Num alvo busto de Atena que há por sobre meus umbrais,

Foi, pousou, e nada mais. (...)
"Profeta", disse eu, "profeta - ou demônio ou ave preta!
Pelo Deus ante quem ambos somos fracos e mortais.
Dize a esta alma entristecida se no Éden de outra vida
Verá essa hoje perdida entre hostes celestiais,
Essa cujo nome sabem as hostes celestiais!" (...)

E o corvo, na noite infinda, está ainda, está ainda
No alvo busto de Atena que há por sobre os meus umbrais.
Seu olhar tem a medonha cor de um demônio que sonha,
E a luz lança-lhe a tristonha sombra no chão há mais e mais,
Libertar-se-á... nunca mais!
 

    Na cena em que o personagem Eric Draven entra na loja do Gideon, ele menciona o trecho que está em cima do vídeo, que pertence ao poema ``O Corvo`` de Egdar Allan Poe, obra que inspirou a composição do filme.
    No filme, Eric volta a terra um ano depois que ele e sua noiva Shelley foram brutalmente assassinados por uma gangue da cidade. Quando surge, ele  é guiado por um corvo, vaga pelas ruas em busca de vingança, finalizando com o assassinato de toda a gangue, para que ele descansasse em paz. No filme, pode-se  observar as características do Romantismo, como a morte, o amor erótico entre Eric e Shelley, o subjetivismo pelas lembranças que ele tem do seu noivado, Shelley é idealizada tanto em vida quanto na morte, o sofrimento que ele passa por todo o filme, causado pelas lembranças e pela trajetória da vingança. Além disso, o filme contém muito elementos góticos, seja pela chuva quase incessante, catedrais góticas, pela atmosfera sombria, além da cidade viver em caos, ainda mais no dia do demônio, quando acontecem os incêndios e ao céu rajado de vermelho.
    Já a poesia também é ambientada nas trevas, influenciando o clima que ela proporciona.A personagem do poema é triste e ela quase dormia de tanto ler - recurso que ele utilizava como refúgio da dor que era causada pela perca de sua amada Leonore - até que alguém bateu em sua porta, ele abriu. Já com remorso e ainda angustiado pela morte da amada, gritou o nome dela, porém, não tendo visto ninguém,  fecha a porta . Ele escuta um barulho na janela e abre-a.  Um corvo entra e pousa no busto de Atena. Ele pergunta o seu nome e ela diz nunca mais. Ele sentou-se de frente a ela e amaldiçoa o pássaro,  para que saísse de sua casa porque  a ave representava o choque da morte sobre ele,  mas esta nunca mais saiu do busto, cravando o sofrimento da personagem para sempre.

Nevermore!

por Beatriz Kurashima

2 comentários:

  1. A sétima arte (O Cinema) tem contribuido muito ao público com a reprodução de grandes obras literárias de diversas épocas.

    É muito importante ressaltarmos isto a nossos alunos, incentivando-os a "leitura do filme". Este, inclusive, que o jovem direto de sua casa, pela web...

    Ótima sacada! Parabéns pela postagem!! :D

    ResponderExcluir