Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Opinião de Peso: A Morte na "Literatura de Vampiros"

Além de incentivarmos nossos alunos ao consumo da literatura e de todos os recursos existentes para usufruirmos deste mundo fabulosamente mágico, é importante para nós professores, discussões quanto aquilo que a mídia "vende" como literatura para os jovens e adolescentes.  Abaixo, veremos um artigo publicado no site InfoEscola (http://www.infoescola.com/literatura/) que aborda a evolução dos "vampiros", tão famosos pelo atual meio teen



A Morte na Literatura de Vampiros                                                       
Texto de Ana Lucia Santana

À primeira vista parece surpreendente que a recente onda de vampiros na literatura faça tanto sucesso e conquiste um número cada vez maior de adeptos. Algo que chama a atenção, porém, nesta leitura, é a questão da presença consistente do que se entende por sobrenatural.

O mundo contemporâneo avançou, sem dúvida, no campo das descobertas científicas, do avanço tecnológico, das explicações racionais, da sociedade esclarecida e asséptica; o Homem parece caminhar na direção de um universo semelhante ao previsto pelo escritor Aldous Huxley, em sua obra Admirável Mundo Novo, no qual não há mais lugar para a dor, o sofrimento e a morte, sanados e exilados da vida humana através de pílulas desenvolvidas para esse fim.

Deste cosmos humano foi expulso também o encantamento, mas não sem um alto preço a se pagar por esta exclusão. Todas as eras e civilizações conviveram sem problemas com mitos, lendas, histórias e ‘causos folclóricos’; pode-se dizer que nossa era é uma exceção a esta regra implícita. Isto, sem dúvida, abala o emocional do ser humano, pois um elemento fundamental de sua psique está sendo extirpado gradualmente, com a ajuda do entorpecimento provocado pelo consumismo desenfreado.

Porém, nenhuma conquista tecnológica substitui o encanto mítico, a presença de uma esfera que transcende a realidade e ajuda o Homem a trabalhar suas emoções e, principalmente, suas perdas. Vivemos em uma sociedade que tenta, a todo custo, eliminar até mesmo a presença da morte, inevitável na jornada humana, e passa a acreditar que é indestrutível, eterna e imortal, ignorando inclusive a própria História – testemunha de impérios e civilizações que desmoronaram e jazem sepultadas há milênios, vítimas da passagem implacável do tempo.

Mas o ser humano necessita de uma dose de fantasia na sua existência, como defende, entre outros, o Professor Antonio Cândido. Daí o inegável sucesso das novelas e tramas cinematográficas, assim como da literatura. Por esta razão, talvez não seja tão assombroso o impacto provocado pela saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, e de outra série que consta nas listas dos mais vendidos, A Morada da Noite, de P. C. Cast e Kristin Cast, entre outras obras que têm como protagonistas os ancestrais vampiros.

Embora ela encontre adeptos em todas as faixas etárias e gêneros, é inegável que a maior parte dos leitores é composta por adolescentes. Este público é o que se encontra mais imune à alienação desencadeada pelos mecanismos que regem a era pós-moderna e, portanto, o mais acessível às questões existenciais, tão bem trabalhadas por estas autoras em seus livros.

Temas como a vida humana, o seu valor, a eternidade, a existência em um outro plano, e a morte, vista principalmente como um fator de transformação, não de finitude, são discutidos amplamente nestas obras. É curioso perceber que nem mesmo o vampiro é visto como um ser indestrutível e imortal nesta literatura; apesar de, em famílias adeptas de um vampirismo mais ‘clean’, ou seja, vegetariano, como na série Crepúsculo, eles viverem até mesmo por centenas de anos, esta entidade sobrenatural jamais é descrita como um ser destinado à eternidade.

Se até mesmo um vampiro, como Edward, de Crepúsculo, se preocupa com o destino de sua alma, acreditando que está condenado por ter se transformado nesta criatura, o que há de errado com o ser humano, que, em muitos casos, nem mesmo acredita que em seu interior habita uma essência semelhante a esta? É uma das questões que o adolescente pode, mesmo inconscientemente, despertar em sua mente.

E quanto à morte, tão presente nestes livros, principalmente em A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, de Meyer, e nos volumes que compõem a Morada da Noite? Nesta série esta imagem é onipresente, pois nem todos os novatos marcados pela deusa Nyx para serem futuros vampiros, passarão realmente pela transformação. Alguns deles não conseguem atravessar este limiar; mas, curioso, há vários tipos de morte, e nem todos os aspirantes a vamps morrem de verdade, e sim passam a viver em uma espécie de limbo, ou de semivida.

Na saga Morada da Noite os vampiros, ou seja, os que concretizaram a passagem, também não são definidos como seres imortais; alguns podem viver centenas de anos, outros encontram o fim da existência de forma precoce e violenta. Aqui, mais do que nos outros livros, é frisada a importância do livre-arbítrio concedido a cada ser, a escolha que pode determinar a luz ou as sombras, a redenção ou a destruição.

Questões como estas, e tantas outras presentes na literatura de vampiros, preenchem, pelo menos parcialmente, a carência do ser humano, que desconhece, hoje, o significado da vida e da morte, as implicações das decisões adotadas por cada um, os valores morais, a importância dos mitos e do sobrenatural na compreensão da própria trajetória humana.

É preciso, porém, um trabalho mais profundo em torno destes temas, por meio de educadores e outros pensadores, em um esforço interdisciplinar e inter-religioso, no sentido de orientar os leitores destes livros na compreensão do potencial oculto nas suas entrelinhas, com o objetivo de resgatar o encantamento de outras eras e a própria imagem da morte, em sua antiga face de fenômeno natural. Talvez, assim, o Homem consiga eliminar um mal maior, a violência, comum, principalmente, entre esses mesmos adolescentes.


Fontes:
Candido, Antonio. O direito à literatura, in Vários Escritos, Editora Duas Cidades, São Paulo, 1995.
Meyer, Stephenie. Crepúsculo. Editora Intrínseca, 2008, Rio de Janeiro, 416 pp.
Meyer, Stephenie. Lua Nova. Editora Intrínseca, 2009, Rio de Janeiro, 432 pp.
Meyer, Stephenie. Eclipse. Editora Intrínseca, 2009, Rio de Janeiro, 446 pp.
Meyer, Stephenie. Amanhecer. Editora Intrínseca, Rio de Janeiro, 2009.
Stephenie Meyer. A Breve Segunda Vida de Bree Tanner – uma história de eclipse. Editora Intrínseca, Rio de Janeiro, 2010, 191 pp.
P.C. Cast e Kristin Cast. Marcada. Livro 1. Editora Novo Século, São Paulo, 2009. 328 pp.
P.C. Cast e Kristin Cast. Traída. Livro 2. Editora Novo Século, São Paulo, 2009. 344 pp.
P.C. Cast e Kristin Cast. Escolhida. Livro 3. Editora Novo Século, São Paulo, 2009. 295 pp.
P.C. Cast e Kristin Cast. Indomada. Livro 4. Editora Novo Século, São Paulo, 2010. 367 pp.
P.C. Cast e Kristin Cast. Caçada. Livro 5. Editora Novo Século, São Paulo, 2010. 397 pp.
P.C. Cast e Kristin Cast. Tentada. Livro 6. Editora Novo Século, São Paulo, 2010. 383 pp.



Extraído de: http://www.infoescola.com/literatura/a-morte-na-literatura-de-vampiros/


por Alexandre Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário