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quarta-feira, 23 de maio de 2012

Romantismo do Sec. XXI

Navegando pela internet, encontrei uma matéria que me chamou muita atenção, é um projeto que ganhou o primeiro lugar no Premio Microsoft Educadores Inovadores, categoria: Inovação em Conteúdo.

Análise de poesias, poemas, rimas e textos de séculos passados definitivamente não são os temas preferidos dos jovens da geração internet, no entanto, são conteúdos obrigatórios trabalhados nas aulas de Literatura do Ensino Médio. Eles fazem parte do Romantismo, estilo literário considerado difícil para a maioria dos alunos, uma vez que precisam fazer análises de obras e autores.
Os alunos plantando as mudas de plantas na praça de São João Del Rei


O Romantismo nasceu na Europa no final do Século XVIII e se estendeu por boa parte do XIX e ficou conhecido como o "mal-do-século", pois era baseado no sentimentalismo, individualismo, subjetivismo e egocentrismo. No Brasil seus principais representantes foram Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar.

Pensando na dificuldade dos estudantes e com o objetivo de tornar o aprendizado mais prazeroso e eficiente, a professora de Língua Portuguesa, Maria Rodarte Paiva desenvolveu o projeto "Romantismo do Século XXI", com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, da Escola de Educação Básica e Profissional Dona Sinhá Neves (Fundação Bradesco), da cidade de São João del Rei, Minas Gerais.

O trabalho consiste em aproximar as características do movimento romântico à realidade dos jovens, criando um Romantismo do Século XXI, por meio de uma rede de conhecimento que envolveu literatura, leitura, voluntariado, protagonismo juvenil e principalmente, a tecnologia.


Como tudo aconteceu

Como forma de ajudar os alunos a desenvolver o gosto pela leitura, aperfeiçoar a gramática e ainda ensinar conteúdos obrigatórios do vestibular, a professora Maria Rodarte decidiu inovar, correr o risco e levar uma nova metodologia de aula para suas turmas. Com o auxílio das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), ela, seus 124 alunos, a comunidade escolar e do entorno, fizeram uma verdadeira revolução na cidade mineira.

Assim como o Romantismo é dividido em três fases, o projeto também contou com diversas etapas, sendo que cada uma representou na prática um dos momentos literários.

Numa primeira ocasião, a professora aplicou um questionário com algumas perguntas sobre o Romantismo, para ver o que os alunos sabiam sobre o tema e para poder medir os resultados ao fim do projeto. Em seguida pediu para que eles realizassem pesquisas sobre o que foi o Romantismo, os principais autores e características. Após esse contato inicial, a educadora passou para a parte teórica, na qual, com a ajuda de apresentações em PowerPoint deu aulas sobre o movimento no Brasil e no mundo.

Depois de conhecerem as fases do Romantismo, os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam. Mas a partir deste ponto, como forma de incentivar o protagonismo juvenil, a professora dividiu os estudantes em grupos e deixou que cada um escolhesse a forma como gostaria de representar a primeira fase do estilo literário, que corresponde ao amor à pátria e teve Gonçalves Dias como seu principal expoente.

Os alunos então saíram às ruas para conhecer a história da cidade e seus personagens. Desta incursão foram criados 25 DVDs com as mais diversificadas formas de abordagem do tema. Alguns grupos fizeram animações, outros escreveram e gravaram músicas, apresentaram documentários etc, todos com o mesmo objetivo, identificar as principais características da primeira fase do Romantismo, nos dias atuais, resgatando a história local e ajudando a disseminá-la.

Os 25 DVDs produzidos foram reunidos em dois e distribuídos em vários pontos da cidade, como comércios, rodoviária, consultórios médicos, academias, restaurantes, "assim enquanto aguardam para serem atendidas, as pessoas podem conhecer mais sobre a história do local e ter contato com leituras de diferentes culturas, inclusive internacionais", explica Maria Rodarte.

Já para representar a segunda fase do Romantismo, caracterizada pelo pessimismo de forma exacerbada, amores impossíveis, os estudantes criaram um blog no qual puderam apresentar suas versões para poesias da época, apresentando os principais problemas enfrentados pelos jovens de hoje. Pois se nos Séculos XVIII e XIX as grandes dores eram de cunho amoroso, relacionadas à morte, ao amor que nunca se concretiza, as da atualidade são as drogas, os problemas sociais. Além disso, o blog funcionou como ferramenta de intercâmbio entre pessoas de diversos lugares, que puderam enviar suas ideias e sugestões de poesias.

A terceira fase romântica, marcada por Castro Alves e sua luta social contra a escravidão, foi representada pela preocupação com os problemas ambientais e da cidade. Por isso, foram plantadas 5.500 mudas de plantas em duas praças e na principal avenida de São João del Rei. Além disso, foram instaladas 120 placas com dizeres poéticos como forma de incentivar e disseminar a leitura. As placas foram produzidas com materiais reciclados pelos próprios estudantes, como radiografias e papel, durante as aulas de Química e Educação Ambiental. Algumas das poesias apresentadas foram escolhidas com base no que foi publicado no blog do projeto.


Aprendizado garantido

O trabalho realizado pela união dos professores Maria Rodarte Paiva e Valdir Alves Junior (Educação Ambiental) mudou a forma como os alunos viam a Literatura, bem como aproximou a comunidade da história local.

Antes do projeto, a educadora percebeu que suas turmas não entendiam a importância de estudar Literatura, não gostavam de ler e tinham dificuldade com vocabulário e com a interpretação de poemas e poesias.

De acordo com ela, ao término das ações, o conteúdo sobre o Romantismo, suas três gerações e poetas, foi aprendido de forma abrangente. A habilidade para escrever foi bastante aprimorada, os textos ganharam mais detalhes, melhor coesão, melhora na ortografia. Eles também estabeleceram relações entre os livros lidos (todos do Romantismo) e o momento atual, para expressar o pensamento de hoje por meio de poesias de própria autoria.


A recompensa por muito empenho

O trabalho coordenado pela professora mineira, além de ajudar no aprendizado dos alunos da Escola Dona Sinhá Neves, também ganhou projeção e reconhecimento nacionais pelo Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, do qual saiu como grande vencedor da Categoria Inovação em Conteúdo.

Para Maria Rodarte, seu projeto foi inovador a partir do momento em que resolveu abandonar a sala de aula, o ensino tradicional com livros, a lousa e o giz. "Ganhei uma nova forma de ensinar Literatura (geralmente entediante para os alunos). E isto me permitiu alcançar a comunidade numa ideia pioneira: praças com inscrições poéticas, locais divulgando cultura para pessoas que estão na fila. Outro fator importante foram os eixos que o Romantismo do Século XXI abriu: literatura, leitura, protagonismo, voluntariado, pesquisa científica. Uma rede de conhecimentos e vivências em sintonia com a geração atual, tudo com a ajuda da tecnologia", revela orgulhosa.

Para entender mais sobre o projeto, suas etapas e características, acesse o site do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores e baixe os materiais disponíveis.

Reportagem: Paola Peres de Oliveira
Fotos: Arquivo Pessoal

Caroline Barbosa

Um comentário:

  1. Caroline, essa reportagem está muito interessante.
    Há elementos bem significativos que podem ser utilizados por vocês.

    Olhei todos os textos do site, inclusive seus perfis. As escolhas foram muita boas e houve boa participação de todos. Só senti falta de mais comentários, mais diálogos entre vocês. Não está claro qual é o plano de ensino. Vocês podem me indicar?
    bj
    Lígia

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